30 de junho de 2017

Haircare | Let’s protect our hair from the sun, ok?

Tal como já repararam, os dias mais quentes estão aí (apesar de haver alguns intervalos com dias meios tristonhos e com chuva a mistura – wtf?) e, com ele, devemos adotar cuidados não só com a nossa pele, mas também com o nosso cabelo. Sabiam disso?


Sol
A radiação solar fragiliza a fibra capilar, deixando a cutícula sem proteção. O cabelo resseca, torna-se mais frágil e a cor aclara. Perante este cenário, devemos investir num bom protetor solar capilar para proteger e manter a beleza dos nossos cabelos antes, durante e após a exposição ao sol. Para além disso, o uso de chapéu ou lenço torna-se imperativo quando vamos à praia ou damos um passeio ao ar livre.


Sal
Para aqueles que têm o cabelo comprido, o ideal será prendê-lo antes de ir dar um mergulho ao mar, que tão bem sabe ao fim de algum tempo ao sol para nos refrescarmos. No entanto, depois de sairmos da água salgada, devemos, sempre que possível, passar o cabelo por água doce, a fim de retirar o excesso de sal do nosso cabelo e evitar o ressecar do mesmo e, consequentemente, a sua fragilização. Depois, não se esqueçam de colocar novamente o protetor solar no vosso cabelo.

Cloro
Há quem não tenha praia perto de casa (ou nos arredores) e, por isso, optam por piscinas. A maior parte das piscinas tem um “problema” – o cloro. E o cloro, para além de secar o cabelo, para quem tem o cabelo louro, corre o risco de ficar com ele verde. Porquê? Porque o cabelo louro, como é mais poroso, está mais sujeito a absorver o cobre existente nos produtos usados no tratamento de piscinas. Solução? Manter o cabelo bem hidratado e nutrido. Quanto mais hidratado e nutrido estiver o cabelo antes da exposição solar, menor agressões irá sofrer.


Para além de protetores solares para o nosso cabelo, existem ainda diversos produtos que complementam estes, nomeadamente, séruns hidratantes de pontas, que irão ajudar a nutrir e a regenerar a fibra capilar; e ainda champôs e máscaras antirresíduos, com ação antissal e anticloro.

Para aqueles que ainda não usam protetor solar no cabelo (que, acreditem, grande parte das pessoas não usa, nem sabe que existem), esta pode ser a altura de começarem a utilizar o mesmo. Não só o protetor, mas também os cuidados que complementam este ritual.

Aqui por casa há esse cuidado, e por aí?
Contem-me tudo!

Até lá, bons post’s ;)

10 comentários:

  1. Tenho de levar um garrafa extra para tirar o sal do cabelo, nunca tinha pensado nisso.
    Além disso tenho de comprar um protetor solar para o cabelo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que depois de adoptadas essas técnicas não vais querer outra coisa. Além disso o teu cabelo vai estar mais hidratado e não vai ficar tipo "palha". Obrigado pela visita e pelo comentário :)

      Eliminar
  2. eu faço umas mascaras de vez em quando, mas admito que com o cabelo nao tenho grandes cuidados! adorei as dicas!
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :) são dicas que eu uso e achei por bem partilhar :)

      Eliminar
  3. Nunca usei protetor para o cabelo, mas é uma coisa que vou começar a adotar sem dúvida!

    Beijinhos
    http://myfr3namaste.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz isso é depois diz me alguma coisa :) beijinhos

      Eliminar
  4. Confesso que só tenho cuidado com o sol... o cloro e o sal... nem me lembroooooo!!!!!! Mas sinto-me mais desidratada, isso sinto. Piscina a mais =P

    Um beijinho dourado,

    Catarina

    ResponderEliminar
  5. É uma das partes que mais descuidamos e não devíamos! E admito que contra mim falo.

    r: Obrigada pelo reparo :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde que comecei a usar que não quero outra coisa

      Eliminar