24 de maio de 2017

PinguWine #2 | Carvalhas Touriga Nacional Tinto 2014

Vamos dar início a mais uma edição do PinguWine. Hoje, a protagonista é a novidade Real Companhia Velha – Carvalhas Touriga Nacional Tinto 2014.


Falando, primeiramente, da Quinta das Carvalhas. Este é o nome da mais emblemática propriedade da Real Companhia Velha. Situada na margem esquerda do rio Douro, junto ao Pinhão, é aqui que se encontram as vinhas que dão origem aos topos de gama da empresa, precisamente sob a marca “Carvalhas”. Vinhos que começaram a ser desenhados em 2010, com o regresso de Jorge Moreira para liderar a enologia da Companhia. Ao “Carvalhas branco”, “Carvalhas Vinhas Velhas tinto” à invulgar monocasta “Carvalhas Tinta Francisca”, junta-se agora o Touriga Nacional, mais um poderoso tinto com assinatura “Carvalhas”.


A Touriga Nacional tem vindo a revelar-se como a mais nobre icónica casta a nível nacional, estando presente no Douro há mais de três séculos. Álvaro Marinho, agrónomo da Quinta das Carvalhas, descobriu na chamada “Vinha da Cascalheira”, localizada junto ao rio Torto, uma parcela desta afamada casta que, beneficiando de uma exposição Norte e de um microclima muito particular, apresenta vinhos de enorme intensidade aromática e finesse.

Com a fermentação feita em pequenas cubas de inox – com muito pouca extração e a baixa temperatura – e estágio de doze meses em barricas usadas de carvalho francês, o “Carvalhas Touriga Nacional Tinto 2014” impressiona pela potência e estrutura de um grande Douro, mas também pela imensa frescura, jovialidade e vigor. Um lote “especial” a dar-lhe lugar no patamar dos topos de gama da Real Companhia Velha. Um nobre Touriga Nacional, com um intenso bouquet de aromas finos com notas cítricas de bergamota, frutos vermelhos e complexas nuances de violeta. Um vinho firme, de estrutura muito elegante e concentrada, com um tanino redondo, mas muito presente, repleto de sabores frutados. Termina com uma acidez viva e persistente que lhe confere toda a tipicidade da casta e da região.

Ficha técnica do vinho:
Carvalhas Touriga Nacional tinto 2014, DOC Douro
PVP – 38€
Teor alcoólico – 13.5%
Acidez total – 5.3 g/L
pH – 3.57

E com estas informações, e despeço até à próxima edição desta rubrica. Parafraseando uma blogger seguidora, “It’s time to wine with PinguWine!

Gostaram? Já conheciam este vinho? Quem ai vai experimentar?
Contem-me tudo!

Até lá, bons post’s ;)

4 comentários:

  1. Boa noite
    Publicação muito interessante
    Certamente que a casta Touradas Nacional é uma casta ícone no nosso ADN vitivinícola, ainda para mais, capaz de se adaptar do Douro ao Algarve, produzindo grandes vinhos a nível nacional.
    Conhecendo o pouco da Real Companhia Velha que conheço, esperando sempre conhecer mais, tenho a admiração de quem sempre olhou para a empresa como um símbolo do lema "O que é nacional, é bom!"
    Obrigado por esta rubrica

    José Martins - Wine Lover
    wineloverjm.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado eu José pelo comentário e pelas palavras :)

      Eliminar