Book Review | BOOKS #14 | "A Firma" (John Grisham)

Mas um livro lido e, como habitual, a respectiva book review! É ele: "A Firma" de John Grisham.

Book

Eis a sinopse:
"Mitchell McDeere, um jovem e ambicioso recém-formado em Direito na prestigiada Universidade de Harvard, acaba de ser contratado pela Bendini, Lambert & Locke, uma firma exclusiva de Memphis. Para Mitch e Abby, a sua mulher, acabaram-se as preocupações financeiras: além do salário chorudo, a firma entregou-lhe as chaves de um BMW novinho em folha, concedeu-lhe uma vantajosa hipoteca para a compra de uma bela vivenda, liquidou os empréstimos contraídos para pagar os estudos e até contratou uma decoradora para os ajudar.
Mas Mitch devia ter-se lembrado do que o seu irmão Ray, a cumprir uma pena de quinze anos numa prisão, já sabia: não se recebe o que quer que seja sem dar nada em troca. E agora o FBI está empenhado em destruir a firma e precisa da ajuda de Mitch. Encurralado entre a espada e a parede, a única opção que lhe resta e lutar para salvar a própria vida."

Tal como já referi aqui no blogue, John Grisham é um escritor de thrillers jurídicos (um género que me tem cativado nos últimos tempos). Para além disso, este livro, à semelhança de todos os outros, contém uma escrita fluída, de leitura bastante fácil e que, sem darmos conta, lemos 100 páginas num piscar de olhos.

Book

Falemos do livro: devo confessar que o início do livro - a contratação de Mitch - é um pouco "forçada" a história. Corre tudo muito bem, as vantagens são mais que muitas e, mesmo que uma pessoa não leia a sinopse, percebe que "ali há gato", pois "quando a esmola é muita, o pobre desconfia". Conclusão: sabemos que a firma de advogados não é assim tão crystal clear como dá a entender. a história. Acho que Grisham podia não ser assim tão óbvio ao descrever a firma e a entrevista e contratação de Mitch. Teria mais piada, não?

Depois desta passagem, temos conhecimento de todas as regalias que Mitch recebe por parte da firma, o seu alucinante ritmo de trabalho, o que acarreta problemas para a sua visa conjugal, até que, um dia, Mitch recebe a visita de Wallace Tarrance.

Quem é Wallace Tarrance? Qual o intuito?

É aqui que o livro começa a ganhar proporções fantásticas e a história fica verdadeiramente interessante.

"A Firma" é um livro que descreve a ambição de um jovem licenciado, que quer muito vencer na vida, a todo o custo, capaz de colocar tudo aquilo que conquistou em risco para obter o que quer. A seu tempo na história, percebe que terá de mudar de atitude, terá que tomar uma decisão que irá comprometer o resto da sua vida.

Fugir ou coagir? Eis a questão.

Mitch e Abby correm contra o tempo para salvarem a sua vida, questionam as boas intenções de todas as pessoas que se cruzam com eles.

Será que querem mesmo ajudar? Será que podem confiar neles?

O final deste livro de John Grisham é um pouco pobre. Deixa muito a desejar. Ok, ficámos a conhecer o que aconteceu aos personagens mas podia ter sido completado com mais informação. Penso que é aqui a falha de Grisham neste livro. Podemos ter sempre em conta que este foi o primeiro livro do autor (1996) e que "ainda estava um pouco verde" mas mesmo assim. Falta ali qualquer coisa no final.

E vocês? O que andam a ler?
Contem-me tudo!

Até lá, bons post's ;)

4 comentários:

  1. Agora estou a ler a rapariga do olho de vidro da Chiado e para já está a ser muito simpático!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
  2. Fiquei curioso ahahah!
    Vou ver se compro o livro!
    Abraço :)

    ResponderEliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.