27 de abril de 2017

Queres poupar numa ida ao supermercado?

Sempre que nos dirigimos a um super ou hipermercado sabemos que podemos gastar uma "rica" quantia de dinheiro. Apesar de ser gasto em coisas necessárias para o nosso bem-estar, a nossa casa e para a nossa alimentação, mesmo aqui, é possível poupar. Resta saber como. Hoje, vou dar-vos a conhecer algumas dicas que, na minha opinião, dão sempre jeito aquando uma ida às compras.


Saber onde é mais barato fazer as compras
Todos temos os locais onde mais gostamos de fazer compras. Seja pela distância, pelos preços, seja pelo atendimento. Mas será que o valor final da conta não será importante? Para terem uma ideia, a Deco Proteste publica anualmente a lista dos hipermercados mais económicos. Porque não visitar o site deles antes de nos dirigirmos ao hipermercado? Claro está que não digo para numa emergência não irem a qualquer lado mas quando pensarem nas compras semanais ou quinzenais, experimentem visitar o site da Deco Proteste.

Estar atento aos folhetos
Há muitas oportunidades momentâneas para explorar nas várias cadeias de supermercados que podem permitir poupar algumas centenas de euros por ano em promoções. Sugiro não deitarem os folhetos para o lixo logo que os recebem. Abram-nos e vejam o que o tal supermercado tem para vos oferecer. Vão ver que vale a pena experimentar pelo menos uma vez.

Considerar o preço ao litro, ao quilo ou à unidade
O preço que efetivamente pagamos por um produto não é normalmente o melhor para decidir a aquisição. Alguns super e hipermercados já divulgam também o preço numa base comparável ao litro, ao quilo ou à unidade. Para além disso, este último preço é mais fácil para compararmos os preços entre estabelecimentos comerciais. Já alguma vez pensaram nisto?

Comprar em quantidade, se fizer sentido
Lá por um produto estar com promoção, não vamos comprar duzentas mil unidades só porque obtemos um desconto todo XPTO. Tenham calma, relaxem, pensem! Claro que há sempre alguns produtos não perecíveis que vale a pena comprar em quantidade, alcançado-se um desconto significativo, como por exemplo, fraldas para bebés ou produtos de higiene. No entanto, há que parar um bocadinho para pensar se valerá ou não a pena o investimento.

Levar uma lista de compras para controlar impulsos
Antes de saírem de casa, façam uma lista detalhada dos produtos que precisam. Assim, será mais difícil desviarem-se dos vossos objetivos. Além disso, se não conseguirem gerir os impulsos das crianças, evitem leva-las convosco.

Não ir às compras com fome
Vários estudos mostram que quem visita supermercados quando está com fome tende a exagerar na quantidade de alimentos adquiridos. Da mesma forma, as compras à pressa tendem a representar uma fatura mais pesada na hora de pagar. Quem está de dieta, esta dica é bastante importante, na medida que não se vão submeter à tentação de comprar toda a porcaria açucarada que o supermercado tem para oferecer.

Optar por marca branca
Ao optarem por marcas brancas, conseguem poupar até quarenta por cento. Qualidade e nutricionalmente bons sempre acima de preço. Têm de pensar assim. Algo importante que precisam de saber é que os produtos que o supermercado quer escoar estão normalmente ao nível dos olhos por isso procurem alternativas mais abaixo ou mais acima.

Usar a Internet a vosso favor
Não só a Internet é uma ferramenta essencial para decidir uma compra individual avultada como pode ajudar a decidir onde fazer as vossas compras da semana ou do mês. Já há sites que permitem saber onde ficam mais económico adquirir uma lista completa de produtos.

Estas são apenas algumas dicas que utilizo e que acho que são importantes para quem normalmente efetua as compras no supermercado. Pensem primeiro antes de comprar. Ponderem as vossas necessidades. A vossa carteira agradece.

Quem aí costuma ir às compras?
Quais as dicas que acrescentam a estas que apresento?
Partilhem tudo!

Até lá, bons post's ;)

6 comentários:

  1. Sou claramente uma craque a fazer compras para uso todas estas dicas ahah! Dou imensa atenção ao preço ao quilo, acho que permite fazer comparações com uma facilidade absurda e há muito boa gente que nem se lembra que esse dado existe! Adorei <3

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente já há bastantes supermercados que dão a conhecer o preço ao kg. Torna-se muito mais fácil, tal como dizes, fazer uma comparação directa entre locais. Uma pessoa aprende sempre com as outras pessoas. Estamos aqui para trocarmos experiências :) Beijinhos

      Eliminar
  2. Uso todas :) olhe que ainda arranja casamento ;) anda tão bem informado nas poupanças :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero ser útil :) pelo menos foi o intuito deste texto eheh

      Eliminar
  3. Cá em casa 4/5 dias antes da ida as compras faço uma lista do que é ou não preciso. Fazemos as compras para o mês, pois assim gasta-se o que se tem a gastar e acabou eheh Vejo os folhetos na internet e à frente de cada um vejo em qual sitio fica mais em conta ir.
    Costumo comprar grande parte das coisas de marca branca! :)
    Adorei o post :)
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Helena. Aqui costumamos ter uma lista na porta do frigorífico onde vamos escrevendo as faltas. Depois, antes de ir ao supermercado é questão de completar a lista com coisas que estejam quase a terminar e fica bem mais fácil. Poupa-se tempo também ;)

      Eliminar