24 de janeiro de 2017

Voltei a ir para a cozinha

Pois é, assim de repente, voltei a ir para a cozinha e fazer o quê, perguntam vocês? Mais doces! Mas calma! Numa das minhas pesquisas por doces saudáveis (ou pelo menos, menos calóricos que os ditos “tradicionais”) deparei-me com uma receita de Brownies Paleo (da dieta do paleolítico).


Tal como já tinha dito aqui no blogue, desde os 12 anos que cozinho (ou, pelo menos, desenrasco-me. Não deixo ninguém passar fome!). Como tal, ultimamente tenho tido uma maior vontade de enveredar pela doçaria (se calhar porque me vi “privado” de doces durante cinco meses, aquando da minha perda de peso em 2015 – 16kg – e agora quero recuperar o “tempo perdido”. Queridos PT e Nutri, NÃO LEIAM esta parte! Eheh).

Desta forma, decidi experimentar e posso garantir-vos que são de comer e chorar por mais. Aqui em casa, primeiro estranharam mas depois desapareceram a um ritmo simpático. Eis a receita:

Ingredientes:
- 2 Ovos inteiros
- ¼ de chávena de mel (a original diz meia chávena mas é muito: acreditem! Eu não gosto de mel pelo que quis MESMO reduzir o teor de mel)
- Meia chávena de farinha de aveia (NOTA: não sejam tolos em comprar farinha de aveia, por favor. Um pacote de 150g custa 14€, no El Corte Inglês. Não esbanjem dinheiro que não vale a pena. Comprem um pacote de flocos de aveia finos no Pingo Doce – 500g por 0.99€ - medem meia chávena, colocam na 1,2, 3 et voilá: têm farinha de aveia. Dá mais trabalho mas fica bem mais barato)
- Meia chávena de amêndoas picadas (podem substituir por nozes ou amendoins ou cajus. É como preferirem)
- 6 Colheres de sopa de óleo de coco (NOTA: à temperatura ambiente, o óleo de coco encontra-se no estado sólido por isso não se admirem! Têm que colocar a garrafa num recipiente com água bem quente para ele liquidificar e só depois medir as 6 colheres de sopa)

Modo de preparação:
- Untar uma forma com manteiga (magra!) e farinha ou, muito melhor, forram-na com papel vegetal;
- Separar as claras das gemas e bater as claras em castelo;
- Um a um, adicionar os restantes ingredientes às claras em castelo, e mexer, até ficar uma massa homogénea;
- Levar o preparado ao forno durante 30 minutos, a 180ºC

E já está! Têm uma sobremesa ótima, com menor teor calórico que a receita tradicional e de certeza que toda a gente vai gostar.

Quem aí já experimentou?
Contem-me tudo!

Até lá, bons post’s ;)

13 comentários:

  1. Vou experimentar!!! Será que fica bom substituir a amêndoas por nozes? gosto mais :D

    http://sosweetgirlythings.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu da primeira vez experimentei com amêndoas mas já tenho ali nozes para a próxima. Com amendoins é capaz de também ficar excelente :)

      Eliminar
  2. Nao experimentei mas se queres saber mais sobre paleo ve o blog jocoking se nao me engano, ela ate lançou um livro sobre a dieta do paleolitico, eu vou a um workshop em fevereiro!

    otimo aspeto!

    ResponderEliminar
  3. Confesso que nunca me aventurei muito pelo mundo da doçaria, mas olha que me deixaste com vontade de testar estes brownies. A receita parece ser acessível, só é pena a preguiça falar mais alto haha.

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um conselho meu caro: pede ajuda pois há uns passos que convém ter um par de mãos extra ao nosso lado. Acredita que ficam muito bons e não dá para comer apenas um... de cada vez :D

      Eliminar
  4. Adorei a receita e esta é bem mais simples do que uma que tenho cá em casa!
    Comecei a seguir o blog.

    Um beijinho,
    Baú da Vaidade
    2º Sorteio com Chiado Editora | História em Pedacinhos
    Recebidos | Embelleze Portugal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também vi imensas receitas Telma mas esta pareceu-me a mais fácil e realmente é :D

      Eliminar