18 de janeiro de 2017

Vida de Farmacêutico #9

No seguimento de uma postura mais séria nesta minha rubrica venho falar-vos de algo que está a tomar conta das notícias e que iremos sentir brevemente – o tempo frio e os cuidados a ter.


Estamos no inverno e, devido a uma frente fria vinda do Norte, vamos enfrentar temperaturas baixas: mais baixas daquelas a que estamos habituados, normalmente. Como tal, são precisos cuidados redobrados nesta altura, nomeadamente, agasalhos, ingestão de bebida e comidas quentes e uma boa hidratação.

Agasalhos e acessórios:
Quando saírem de casa levem um casaco bem quente (com carapuço, se possível), calçado quente (nada de All Stars ou New Balance modelos de verão), luvas, cachecol/gola, gorro (não se preocupem com as figuras que possam fazer) e também óculos de sol pois, apesar de as temperaturas estarem baixas, a radiação solar encontra-se presente e podemos evitar danos nos nossos olhos utilizando óculos de sol. Não custa nada e, também, sejamos sinceros, quem não usa óculos de sol hoje em dia?

Bebidas e comidas quentes:
Chás quentes, água à temperatura ambiente, se ingerirem leite, iogurtes ou “ge-iogurtes” deixem-nos fora do frigorífico uns minutos antes de os comer/beber: evitam diferenças de temperatura bruscas e poupam a vossa garganta de irritações desnecessárias e não solicitadas. Claro que não estou a dizer para comerem e beberem as coisas a ferver que isso também não é benéfico para a vossa saúde! Tudo o que é demais, é de evitar!

Hidratação:
Com o tempo mais frio, as nossas mãos, lábios, rosto e corpo tendem a ficar mais secos e desidratados. Um bom bálsamo labial, um bom hidratante facial, creme de mãos e um bom creme hidratante para corpo irá evitar que sintam aquela comichãozinha irritante durante o dia todo e evitar também aquela sensação de pele a partir-se toda! Invistam em bons produtos (que não precisam de ser caros) e, assim, irão passar o Inverno impecáveis.

Algo que me aprazou esta semana foi que, tanto no Porto, como em Lisboa alguns sítios irão estar a servir refeições quentes aos sem-abrigo, bem como a estação do Bolhão (aqui no Porto) irá estar aberta durante a noite caso os sem-abrigo queiram passar lá a noite, mais resguardados do frio e mais quentes. Para além disso, haverá uma maior atenção e “controlo” a casos de hipotermia nesta população (não é bem a palavra mais adequada mas penso que traduz o que vos quero transmitir). Isto sim, é humanidade. Isto sim, é ter fé num mundo melhor, mais humano e mais solidário.

Pessoal, vamos ter cuidado com estas temperaturas e ser responsáveis, pode ser?

Até lá, bons post’s ;)

8 comentários:

  1. Ora cá está um post bem importante par ao que está a acontecer :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Excelentes dicas, como sempre! Seja verão, seja inverno, tenho imensa dificuldade em beber água mas de há uns anos para cá tenho insistido no chá e é exatamente isso que vou beber quando sair do trabalho! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma questão de hábito Rititi. Eu também só bebia um litro de água, se tanto. Agora não consigo beber menos que 2,5 a 3 (no Inverno) e no Verão consigo chegar aos 3.5 :)

      Eliminar
  3. Acho que a hidratação uma pessoa nem se lembra! Pelo menos, quando penso em frio não penso "Olha, deixa-me lá beber água", mas faz todo o sentido! A própria pele está tão seca que parece cortar... ai!

    Obrigada pelas dicas, Pinguim! Somos um país de tanto sol que até nos esquecemos de como lidar com o frio! ;)

    Um beijinho dourado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hidratação é importante tanto no Inverno como no Verão :) Há que mudar mentalidades.

      Eliminar
  4. Cá está o post :p e muitoo completo, parabéns :D
    Beijinho *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e obrigado pelas palavras Ni :)

      Eliminar