22 de dezembro de 2016

Vida de Farmacêutico #7 | Mix de Histórias

Olá pessoal, mais uma edição desta rubrica mas, desta feita, vai ser uma edição um bocadinho diferente das restantes. Não vos vou contar uma história que aconteceu durante o atendimento mas sim enunciar algumas “pérolas” que se ouvem no meu dia-a-dia. De notar que as frases em baixo são baseadas nas histórias que ouvi.


- Jovem: se tens tosse com expetoração, gargareja com “Tatum”. Vais ficar livre dela rapidamente.

- Pés secos e gretados? Simples: usa Vicks Vaporub. Os teus pés vão ficar tão macios.

- Papos nos olhos? Coloca pomada para as hemorroidas. Elas diminuem de tamanho.

- Borbulhas na cara? Fenistil gel. Rapidamente, elas desaparecem.

Meus caros, agora, dou-vos a conhecer as minhas observações:
- Se há tosse com expetoração, há que usar um antitússico com ação expetorante. O “Tatum” (que na realidade é Tantum) é um desinfetante bocal, pelo que não vai ter ação na tosse, muito menos na expetoração.
- Vicks Vaporub é aquele bálsamo que se usa no peito quando temos os brônquios “congestionados”. A sua ação balsâmica vai fazer com que se respire melhor e haja um “descongestionamento” dos brônquios. Há quem use à noite nos pés para curar uma tosse seca e irritativa. Dizem que resulta. Eu nunca experimentei. Hidratar os pés? Hummmmm, não tenho tantas certezas, para além que o cheiro a eucalipto iria ficar muito presente no vosso quarto. Just saying
- Papos e pomadas para hemorroidas. Aqui há polémica. Há compostos nas pomadas para hemorroidas que são descongestionantes, algo que se encontra presente nos cremes específicos para os papos nos olhos. Não estou a dizer para utilizarem isto para diminuírem os papos nos olhos. Só estou a dizer que até posso compreender o mecanismo pelo qual isto pode resultar.
- Apesar de o fármaco do Fenistil ser um anti-histamínico, tratar borbulhas da acne não. Peço desculpa mas não!

Meus amigos, com isto, espero ter-vos alegrado um pouco o que resta do vosso dia e fiquem atentos à próxima edição.

Até lá, bons post’s ;)

6 comentários:

  1. ahahah o que vale é que ha alguem entendido no assunto para nos esclarecer estes mitos xD

    beijinho
    the-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. A sério que há pessoas que fazem isso com o Vicks?
    Meu deus...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas olha que pelos vistos resulta. Na parte da tosse irritativa. Na parte de amaciar os pés...

      Eliminar
  3. No Natal estive com uma "prima" que é farmacêutica e foi rir até mais não! As pessoas realmente saem-se com cada uma! :)

    ResponderEliminar