8 de dezembro de 2016

Vida de Farmacêutico #6

Olá pessoal, como vão?

Mais uma edição desta rubrica que vocês tanto gostam (quanto mais não seja porque se riem um bocado) – Vida de Farmacêutico. Na última vez que tive a fazer noite na Farmácia, recebi dois telefonemas (da mesma pessoa) com dúvidas um tanto ao quanto estranhas.


NOTA: Relativamente a este post, tenho apenas uma coisa a dizer: eu não refiro nomes nesta rubrica, por isso não venham comentar esta publicação, sob o anonimato (assim é muito fácil criticar), com insultos à minha pessoa a dizer que eu devia ter vergonha na cara por publicar coisas deste género e que nem devia estar a trabalhar e a fazer o que faço. Eu não refiro nomes. Ninguém sabe de quem estou a falar. Logo, não optem pela via mais fácil que é esconderem-se num comentário anónimo. Ponto. Final. ‘Tá?

Posto isto, fica aqui o diálogo em questão:

(Telefone toca)
Farmacêutico (F) – Farmácia X, boa noite!
Utente (U) – Boa noite. Eu estou a ligar porque tenho uma dúvida. Se uma pessoa tomar um comprimido e minutos depois houver refluxo que vem até à boca e se engolir esse refluxo, o comprimido continua a fazer efeito, certo?
F – Sim, o refluxo não interfere com a absorção do medicamento em questão.
U – Eu tomei a pílula e depois tive algum refluxo. Mas como engoli não deve afetar a eficácia da mesma, correto?
F – Sim.
U – É a mesma coisa que um arroto. Uma pessoa arrota porque tem ar a mais no estômago e precisa de sair, certo?
F – Sim. Não se preocupe que a eficácia da pílula não foi afetada por ter tido um pequeno refluxo.
(Chamada termina)

NOTA: uma pessoa arrota e o comprimido sai disparado feito bala, querem ver?!

(Telefone toca novamente)
F – Farmácia X, boa noite!
U – Sou eu novamente. Estive a pensar numa outra situação. Os vapores dos aquecedores a óleo ou mesmo os vapores de um ferro de engomar não vão interferir com a pílula, correto?
F – (What?! o.0 )
U – Uma das coisas que interfere com a ação da pílula é a toma de antibióticos, certo?
F – Sim. Mas uma vez que não está a tomar antibiótico, a eficácia da pílula não se encontra comprometida. Pode ficar descansada.
U – Obrigado. Boa noite!
(Chamada termina)

Meus amigos, foi mais uma história que me aconteceu durante o meu trabalho. Só gostava de fazer uma observação: apesar de ser uma história engraçada (que é) isto deixou-me surpreso porque tive ainda mais noção que há pessoas que vivem sozinhas e que têm bastantes questões e não têm ninguém com quem falar. Ainda bem que esta pessoa teve o discernimento de ligar para uma farmácia que estava de serviço, porque há pessoas que fazem asneiras (neste caso não foi uma asneira, foi uma questão um bocado “insignificante” mas acho que dá para perceber o que quero dizer) mais graves e isso constitui um perigo para a saúde dessas pessoas.

Foi mais uma edição da rubrica “Vida de Farmacêutico”. Fiquem a aguardar para a próxima.

Até lá, bons post’s ;)

8 comentários:

  1. o vapor do ferro? lol a sério, o que é que isso tem a ver com a pilula?! Deves ter muita força de vontade para não te rires nestas situações :P

    *SORTEIO DO LIVRO EPIC BLOG*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que ao fim de algum tempo uma pessoa "ganha calo" e aprende a não se rir destas situações (apenas mais tarde quando se recorda delas) ;) eheh

      Eliminar
  2. Really interesting post ) Thanks for sharing)
    Would you like to follow each other on g+? Please let me know and I follow you back)
    http://beyoutiful.com.ua

    ResponderEliminar
  3. Já me ri com o post :D

    Mas a verdade é que pessoas sós, principalmente bastante idosas, podem cometer erros graves sem terem noção de que o estão a fazer :(

    Há uns meses estava na farmácia e saiu uma senhora idosa, que estava a ser atendida antes de mim e o farmacêutico disse-me que evitam de lhe vender o Ben-u-ron porque a senhora consome uma caixa inteira enquanto o "diabo esfrega um olho" e ela já tinha sido avisada diversas vezes!

    É realmente complicado.

    Resto de um bom Domingo,
    https://demantanosofa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Realmente vida de farmacêutico não é nada fácil! :)

    Beijinho

    Lina Soares
    Trinta por uma linha

    ResponderEliminar
  5. Vapores do ferro? As pessoas são estranhas...

    Já liguei para uma farmácia com questões relacionadas com a pílula (mas eram questões razoáveis, nada deste género) só para ficar mais descansada. Sei que poderia parecer estúpido à pessoa que atende responder a certas perguntas, mas acredito que mais vale perguntar do que fazer asneiras. Também sei que há muita gente que liga simplesmente para ter com quem falar. Isso é triste.

    ResponderEliminar