31 de dezembro de 2016

Agora que estás a acabar…

Encontramo-nos no último dia do ano de 2016. É altura de fazer uma pequena retrospeção do que se passou, do que se conseguiu, de celebrar os momentos mais positivos e tentar aprender com os menos positivos. Relativamente ao blogue, nunca pensei que fosse conseguir tantas coisas boas (pelo menos para um blogue com pouco mais de um ano) este ano.


2016 começou com perto de 3200 visualizações do blogue. Disse a mim mesmo que gostaria de terminar o ano com 30000 visualizações. Iria trabalhar para isso. Trabalhar em conteúdo interessante para vos trazer, para vos comunicar, dar a conhecer um bocadinho mais o blogue para vocês conhecerem-me um bocadinho mais e ao meu cantinho. Investi mais na divulgação pelas redes sociais, inscrevi-me em alguns grupos para, dessa forma, chegar a mais pessoas e mais além. Janeiro estava a começar e eu tinha que ter tudo preparado e incutir a mim mesmo rotinas de trabalho. Acho que consegui ;)

2016 foi o ano em que os meus dentes começaram a dar problemas. Um abcesso logo no início (para começar bem…) em que andei uns quantos dias com cara de “bolacha Maria”, sem conseguir comer nem falar direito pois doía-me imenso (quem já teve um sabe do que estou a falar. Quem nunca teve, não desejo a ninguém. É chato. É aborrecido. É uma merda).

Também foi o ano em que fui à Expocosmética, pela Blogazine, onde tive a oportunidade de conhecer pessoalmente a Ana Rita (Minnie Me) e penso que foi o início de uma bonita amizade. Eu e a Rita falamos praticamente todos os dias por SMS, por Snapchat ou pelo Facebook, temos a mesma forma de pensar em variadíssimas questões e tem-me ajudado imenso a conseguir divulgar mais e melhor O Pinguim e como melhorá-lo, de forma a chegar a mais pessoas e a ser reconhecido o meu trabalho. A ela, muito obrigado. Do coração. Mesmo!


Dei início a algumas rubricas n’O Pinguim, nomeadamente a “Vida de Farmacêutico” que é uma das rubricas com mais visualizações e que mais feedback recebo da vossa parte. Outra foi a “À Conversa com o Blogue…” onde dou a conhecer o que de bom se faz na blogosfera portuguesa. Dou-vos a conhecer blogues com conteúdo interessante e que vale bem a pena. Fiquei muito feliz (e ainda continuo) com a receção por parte dos bloggers que aceitam o meu convite para participarem nesta minha rubrica. Assim, de repente, já foram 15 os bloggers entrevistados e espero que venham muitos mais. A todos eles, obrigado por colaborarem, obrigado por participarem e terem feito parte deste meu projeto, deste meu cantinho.

Este ano também foi aquele em que consegui a primeira parceria oficial do blogue. Curiosamente, uma marca certificada de suplementos alimentares que comercializo e recomendo vivamente no meu local de trabalho (aqui) – Pharma Nord. Foi com visível contentamento que recebi um email por parte deles a perguntar se estaria interessado em ser um dos blogues parceiros da marca. Nem quis acreditar. Não dei pulos visíveis de contentamento porque estava no meu local de trabalho mas fiquei tão, mas tão contente que não cabia em mim. Em 2017 iremos continuar a trabalhar e espero não desfraldar as expectativas deles. Espero que o meu trabalho os deixe contentes e transmita o que pretendem enquanto parceiro do blogue. Obrigado Pharma Nord por confiarem em mim e por acreditarem no meu projeto – O Pinguim Sem Asas.

Não menos importante, e mais para o final do ano, a Zaask elaborou uma lista dos 14 blogues que refletem o homem do século XXI e O Pinguim Sem Asas foi um dos escolhidos. Nem queria acreditar no que estava a acontecer. Fiquei bastante contente, bastante feliz, sem palavras. Foi indescritível ver o meu trabalho a ser reconhecido, ao lado de blogues que sigo, nomeadamente o homem sem blogue, que é um blogue que já sigo há algum tempo e que tem um excelente conteúdo e que contribui, e muito, para a qualidade da blogosfera portuguesa e para mostrar que os homens também têm blogues, e também estão aqui (na blogosfera) a marcar a sua presença. À Zaask, e mais uma vez, o meu mais sincero agradecimento pelo reconhecimento.



Tal como já referi neste texto, tinha-me prometido que iria trabalhar para atingir as 30000 visualizações no final do ano. Eis qual não é o meu espanto que no dia 14 de Dezembro de 2016 vejo que esse meu objetivo tinha-se cumprido. Obrigado a todos por acompanharem o meu trabalho e por acreditarem nele e em mim. É sempre bom receber este tipo de feedback da vossa parte. Neste momento tem 36700 visualizações.


No geral, 2016 foi um ano equilibrado. Deu-me muitas coisas boas tanto a nível pessoal, como profissional. Que 2017 chegue em força, que estou bem preparado para ele. Pronto para abraçar novos projetos, novos rumos, novas ambições.

Quanto a’O Pinguim, em 2017 irei trazer-vos algumas novidades (algumas já estão a ser trabalhadas), novas abordagens, novas rubricas, mas sempre a pensar em vocês e trazer-vos o que vocês merecem – a minha dedicação aos meus leitores e dar-vos a conhecer este meu prazer que tem crescido de dia para dia que é escrever e estar presente na blogosfera.

A todos vocês, um excelente ano de 2017, que este vos traga tudo aquilo que pretendam e que seja pleno de concretizações pessoais e profissionais, sempre com muita saúde e rodeado daqueles que mais amam.


Meus caros, até para o ano!

Até lá, bons post’s ;)

10 comentários:

  1. What a year !! Que bom que bom que bom! Que 2017 seja, sem duvida, um ano muito melhor! Que a nossa amizade saia fortalecida! Que os nossos blogues cresçam e nós cresçamos com eles!
    Feliz 2017! <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para a frente é o caminho Minnie :) Que estejamos aqui a celebrar as vitórias de ambos e as dos nossos blogues!

      Feliz 2017! Bom Ano! ;)

      Eliminar
  2. Vim cá de novo comentar só para dizer que estamos maravilindos na foto :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós já somos dotados nesse aspecto mas quanto à minha beleza nesta foto, foi realçada graças às ampolas Photo-Age da MartiDerm xD

      NOTA: não estou a ser patrocinado pela marca para falar dos produtos deles, tá? (antes que surjam comentários nesse sentido lol)

      Bisou

      Eliminar
  3. É bom ter-te por cá Ricardo :) a blogsfera, precisa de mais blogs masculinos :)
    Foi um prazer, participar numa rubrica tua.
    Ainda não foi desta que conhecemos pessoalmente, mas acredito que seja este ano ;)
    Um Beijinho Grande e Bom Ano! Que seja um ano, de muitos sucessos :)
    http://alebanac.blogpspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Anabela. É bom estar por aqui e receber comentários desse género :)

      Este ano irei à Expocosmética. É uma questão de combinarmos!

      Beijinho e um Excelente 2017 pleno de concretizações :)

      Eliminar
  4. E facilita imenso a vida :D Não vivo sem agenda desde que me conheço ahah :D
    Já as conheço mas, para ser sincero, não fazem o meu género :D

    Beeeem, mas que ano em grande! Que 2017 seja bem melhor e sempre a acumular sucessos :D

    NEW TIPS POST | Tips and Products for Dry and Sensitive Skin.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um Bom Ano de 2017 também para ti meu caro e que estejamos todos aqui para celebrarmos as nossas vitórias enquanto bloggers ;)

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Obrigado amigo Flores. Um Excelente 2017! ;)
      Abraço

      Eliminar