15 de novembro de 2016

Quando o escritório é o nosso local de trabalho

Apesar de trabalhar numa farmácia, parte do meu trabalho é feito num escritório. Como tal, gosto de exercer a minha profissão num espaço organizado, bem arrumado e com uma decoração adequada. No fundo, todos estes fatores ajudam a que o desempenho de um trabalho seja mais eficiente e que decorra sem grandes percalços.


Por isso, costumo defender que é importante criarem um local de trabalho prático, agradável e até aconchegante. Lembrem-se que são várias as horas que passam neste espaço, portanto, quanto mais desorganizado, confuso e desconfortável for, mais facilmente se desconcentram e mais tempo perdem a procurar o que precisam. Para além disso, mais vontade têm de ir trabalhar para outro lado: uma situação que se torna impossível de concretizar, caso o vosso escritório se encontre fora da vossa casa. 

Mas saibam que é muito fácil transformar um escritório num local bastante apelativo. Basta apostarem na decoração ideal e que vos proporcione boas condições de trabalho. Eis algumas ideias:

- Escolham cores neutras para a decoração geral. Se gostarem muito dos tons mais vivos, podem optar por eles, porém, não exagerem. Pensem que o ambiente pode tornar-se demasiado forte visualmente e, com o tempo, podem vir a aborrecer-se. Para além disso, se o espaço for pequeno, irão sentir-se cansados da decoração mais rapidamente;


- Se optarem por colocar um papel de parede, não escolham um padrão que vos distraia muito. A ideia é terem um espaço alegre e que vos faça sentir confortáveis, mas também que vos ajude a concentrarem-se no trabalho;

- Revistam as paredes com quadros ou algo que vos transmita bons sentimentos, sobretudo que vos anime e vos provoque boas gargalhadas. Fotografias de amigos ou da família é uma das melhores opções ou até mesmo os diplomas do curso da Faculdade ou outros que entretanto tenham completado mas nada em exagero;

- Escolham acessórios de arrumação alegres mas, ao mesmo tempo, muito práticos. Por exemplo, aliem a decoração à organização, apostando em material colorido e divertido. Aqui podem incluir prateleiras para papéis, dossiers, pastas de arquivo, caixas de arrumação, entre outros;


- Se tiverem jeito para as artes, criem os vossos próprios locais de arrumação e as vossas próprias caixas. Por exemplo, para o material que usam diariamente, (marcadores, lápis, canetas, clips, post-its, etc.), aproveitem frascos que já não usem, personalizem-nos e decorem-nos com outros elementos (folhas secas, berlindes ou bolinhas de esferovite);

- Prefiram uma mobília prática e com várias divisórias para arrumos. Se puderem, optem pelos móveis multifunções porque, para além de serem muito agradáveis à vista, são grandes aliados da praticidade e ainda proporcionam uma enorme poupança de espaço.


Espero que vos tenha ajudado a criar um escritório organizado, prático, visualmente agradável, confortável e que vos garanta horas tranquilas de trabalho, sem distrações nem aborrecimentos. No entanto, caso necessitem de uma ajuda extra, peçam algumas dicas aos decoradores de interiores, pois certamente serão os melhores profissionais para vos dar uma mãozinha neste tipo de tarefas!

Quem aí trabalha num escritório?
Quais os objetos que privilegiam?
Contem-me tudo!

Até lá, bons post’s ;)

4 comentários:

  1. Também trabalho num escritório, mas neste caso não tenho voto na matéria na decoração, porque é um espaço comum a muita gente. É pena, porque quando criamos um sitio onde gostamos de estar é muito mais fácil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho um escritório só para mim e aos poucos tento decorá-lo ao meu gosto pessoal mas acho que ainda não terminei. Tenho que tirar um dia para programar e planear a decoração a fim de ficar 100% de acordo com as minhas preferências (no momento, porque eu "farto-me" da mesma decoração rapidamente ehehe)

      Eliminar
  2. Não trabalho num escritório mas o meu escritório de casa e o meu cantinho ;) beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Minnie. Quer seja no local de trabalho ou até mesmo em casa, convém o decorarmos de acordo com as nossas preferências e gostos pessoais. Torna-lo o mais pessoal e acolhedor possível ;) Biso

      Eliminar