27 de outubro de 2016

Use your mask!

E cá estou eu novamente para vos dar mais uma “seca” sobre cuidados de pele. Desta vez, vamos falar de máscaras faciais e da sua importância para a nossa pele. Este é um produto que imensas pessoas não usam, pois não vêm necessidade em o usar. Talvez por não conhecerem as propriedades e vantagens do mesmo ou acharem que é “dinheiro deitado fora”.


O objetivo de uma máscara, muito sumariamente, é intensificar um determinado efeito na nossa pele, seja ele hidratação, luminosidade, antienvelhecimento, antivermelhidão ou até mesmo antienvelhecimento. Consoante o tipo de máscara, diferentes vão ser os seus ingredientes.

Antes de utilizarem uma máscara, aconselho-vos a efetuarem uma avaliação à vossa pele para saber do que é que ela necessita realmente. Se a vossa pele for oleosa, muito provavelmente irão precisar de uma máscara matificante e purificante que diminua o tamanho dos poros e controle os níveis de oleosidade; se a vossa pele for mais madura, faz todo o sentido utilizar uma máscara com uma ação antienvelhecimento para intensificar o retardar do aparecimento dos sinais da idade. Se tiverem vermelhidões, existem máscaras com componentes calmantes que ajudam a reduzir essa vermelhidão do rosto, por vezes inestética, por vezes desagradável e desconfortável. A pele quando está fatigada irá sair beneficiada se utilizarem uma máscara que confira luminosidade à pele.

Com que frequência?
Depende do tipo e do estado da vossa pele. Se a vossa pele estiver muito desidratada, sinceramente, aconselho-vos a fazerem uma máscara hidratante duas vezes por semana. Quando a pele começar a mostrar sinais de hidratação, podem reduzir a aplicação para uma vez por semana.

Existe um conceito que surgiu recentemente chamado “Mix Mask” que, basicamente, uma pessoa aplica duas máscaras ao mesmo tempo e deixa-as atuar. Por exemplo, uma pessoa com pele mista (zona T do rosto oleosa e zona V mais seca), poderá beneficiar, e muito, desta técnica. Para isso, utiliza uma máscara purificante na zona T e uma máscara hidratante na zona V. Existem também combinações de máscaras purificantes e antienvelhecimento, indicado para pessoas com idades compreendidas entre 30 e 40 anos, aproximadamente.

Eu, por exemplo, utilizo uma máscara hidratante no mesmo dia que faço a esfoliação. Coloco à noite, em camada mais espessa, e deixo ficar durante a noite. A pele irá absorver o que necessita e o restante não é “utilizado”. Apesar de ter a pele oleosa, este tipo de pele é aquele que mais facilmente se desidrata, tendo, por isso, uma maior necessidade de hidratação. E mesmo deixando a máscara durante a noite, não sofro do tão temido efeito rebound, tão comum nas peles oleosas. De vez em quando, utilizo uma máscara com ação antienvelhecimento (tenho quase 30 anos, logo tenho que começar a abrandar os sinais de envelhecimento cutâneo que começam a aparecer xD).

Mais uma vez comunico: isto é um produto que pode (e deve) ser utilizado tanto pelas mulheres como pelos homens! Rapazes, mais uma vez vos digo: cuidem da vossa imagem e nunca se desleixem com ela. É só vantagens! Acreditem! ;)

Quem utiliza por aí máscaras? Que tipo?
Alguém já se aventurou pelo “Mix Mask”?
Contem-me tudo!

Até lá, bons post’s ;)

4 comentários:

  1. Que post tão interessante. Não tinha conhecimento do conceito "Mix Mask" e também nunca me tinha passado pela cabeça deixa a máscara atuar a noite inteira. Costumo fazer máscaras hidratantes ou purificantes 2 vezes por semana após a esfoliação(e esporadicamente de argila) e tal como tu tenho pele com tendência a oleosidade. Obrigada pela excelente partilha :)

    beijinho

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Já experimentei diversas máscaras e nunca nenhuma fez qualquer tipo de resultados portanto honestamente não irei gastar dinheiro nisso.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro máscaras tenho uma da Uriage que tanto dá para máscara como para exfoliante e adoroo! :D

    ResponderEliminar
  4. Pode ser que venha algum morar para aqui no Natal :P
    Obrigado :D Com calminha tudo fica nos conformes :D

    Por acaso tenho imenso hábito em usar e fazer máscaras caseiras. Btw, quero muito experimentar a de argila :D

    NEW COOKING POST | Low Carb Bread
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar