4 de outubro de 2016

O teu cabelo está a cair?

Já devem ter reparado que, em certas alturas do ano, o cabelo cai mais do que noutras ou que, devido a alguns eventos mais stressantes da vossa vida (regresso às aulas, variações bruscas de peso, doenças,…), o cabelo também fica mais fraco e eventualmente cai.


Já alguma vez se perguntaram o porquê disso acontecer?
Pois bem, a queda de cabelo é influenciada por diversos fatores, nomeadamente genéticos, hormonais, eventos traumáticos na nossa vida e alterações climáticas. Muito resumidamente pode classificar-se a queda de cabelo em eflúvios e alopecias, sendo o eflúvio telogénico o tipo de queda mais frequente nesta época do ano (Outono) e também na Primavera.

A queda de cabelo sazonal não é um mito.
O cabelo, efetivamente, cai mais no Outono. Isto acontece porque a estação que a antecede é o Verão, que acelera a fase de desprendimento e queda dos cabelos. O calor desnatura, então, as proteínas do cabelo. O excesso de radiações ultravioleta (UV) A, UVB e infravermelhos (IV) fica a atuar no ADN do núcleo celular e altera as células, o que implica cabelo agredido e promoção da queda.

O nosso cabelo (organizado em folículos pilossebáceos) encontra-se dividido em duas partes: a raiz (parte viva do cabelo, com atividade celular e que se encontra inserida no bulbo piloso); e a haste capilar (parte morta do nosso cabelo, queratinizada, que corresponde à parte visível do nosso cabelo).

Como é que cresce o nosso cabelo?
O cabelo tem um ciclo de vida próprio e é constituído, essencialmente, por três partes:
- Anagénese: fase de crescimento do cabelo, dura entre 2 a 5 anos e é onde há uma maior atividade celular.
- Catagénese: fase de repouso do cabelo, que pode durar 2 a 3 semanas.
- Telogénese: fase de queda do cabelo, que pode durar até 3 meses e é nesta fase que os tratamentos antiqueda irão atuar.
O cabelo de uma pessoa tem aproximadamente 25 ciclos de vida, por isso, algumas pessoas começam a ficar sem cabelo mais prematuramente que outras. Para terem uma ideia, se a fase de crescimento do cabelo de uma pessoa só durar 2 anos, aos 50 anos, essa pessoa deixará de ter cabelo a crescer. Por outro lado, se durar 5 anos, terá cabelo durante toda a sua vida.

E agora perguntam: os meus cabelos estão todos na mesma fase do seu ciclo de vida? Não! Existem cabelos em anagénese, outros em catagénese e outros em telogénese. Caso contrário, todos nós, durante algum tempo teríamos o cabelo sempre a crescer, depois parava e a seguir caía todo.

Afinal, o que determina um cabelo saudável ou não?
Não há uma resposta absoluta a esta pergunta. Aquilo que é bastante importante é cuidar bem do nosso cabelo. Convém lavar e hidratar o nosso cabelo, protege-lo dos raios solares (algo bastante descurado pela maior parte das pessoas) e ter uma alimentação o mais saudável possível, bastante importante para o crescimento de um cabelo saudável. Por exemplo, as pessoas que se encontram numa dieta alimentar restritiva têm um cabelo, por norma, mais fraco, pois o aporte nutritivo não é satisfatório para as suas necessidades. Cabelos com algum tipo de tratamento estético (quer sejam madeixas, tintas, alisamentos) requerem cuidados extra; caso contrário, serão cabelos secos, estragados, com pontas duplas e muito danificados. Durante e depois da exposição solar, convém utilizar uma máscara hidratante, pelo menos uma vez por semana, com uma ação anti-sal e regeneradora para reparar os danos causados pelo sol. Faz sentido, certo?

Mas o meu cabelo está a cair. O que é que eu posso fazer?
Atualmente, existem imensos tratamentos no mercado mas uma coisa bastante importante que devem saber é que a queda é um problema que não tem cura. Os cabelos que já tenham “esgotado” os seus ciclos de vida não voltam a crescer. Simplesmente, os cabelos que ainda não tenham terminado a sua vida, voltam à fase de crescimento, fazendo com que a telogénese (fase de queda) seja reduzida e a anagénese (fase de crescimento) aumentada, levando a um aumento do número de folículos pilosos em fase de crescimento, ou seja, os tratamentos que existem no mercado travam a queda mas não a curam.

Durante o Outono e a Primavera, é natural haver uma maior incidência de queda de cabelo, devido a fatores essencialmente ambientais. Nestes casos, o que é que podem fazer para combater este problema? Simples, para além de hidratar muito bem o cabelo, podem utilizar um champô antiqueda diariamente (têm de ter o cuidado de no rótulo estar presente a indicação de que o champô pode ser utilizado todos os dias). Ao champô, podem associar um tratamento tópico, ou seja, ampolas ou loções que podem ser aplicadas no couro cabeludo de duas a três vezes por semana a todos os dias, e também suplementos alimentares (em comprimidos ou em pó) que normalmente possuem cistina, proteínas do complexo B, espirulina, extrato de Serenoa repens, zinco, ferro, entre outros. Durante quanto tempo? Normalmente, um mínimo de 3 meses para serem eficazes, mas podem fazer durante todo o ano, se necessário.

Então, qual o esquema de tratamento a adotar?
- Champô: todos os dias ou alternar as lavagens com um champô neutro;
- Suplemento alimentar: todos os dias, preferencialmente, ao pequeno-almoço;
- Ampolas/loções: ou todos os dias (caso da loções) ou duas a três vezes por semana (no caso das ampolas).

Quem trata do seu cabelo?
Quem se preocupa com a queda de cabelo?
Que cuidados utilizam?
Contem-me tudo!

Até lá, bons post's ;)

11 comentários:

  1. Eu quando era mais nova tinha um cabelo super fraquinho! Assim que descobri que era doente celíaca, NADA A VER! o meu cabelo está super forte, não parte com qualquer coisa, ficou mais grosso e mais bonito.
    A parte da restrição da dieta no meu caso, foi o que me valeu, porque o meu instintivo era fidalgo e não absorvia nutrientes nenhuns. Comecei a dieta isenta de gluten e notei a média prazo uma grande diferença.

    Beijinho *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem Ana :) mas mesmo tendo o cabelo mais forte isso não impede de sazonalmente fazer alguma coisa para travar a queda - nem que seja apenas uma loção :)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Eu tenho imensoooo, pelo que nem reparo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já eu não posso dizer o mesmo porque tenho alguma queda mas felizmente fica travada com os produtos certos ;)

      Eliminar
  3. Hello hello :)
    Dizer que ADOREI este post.
    No meu caso desde que fiz alisamento definitivo (FUCK) noto que o cabelo fica na escova, mas não tenho queda daquela de estar num sítio e deixar cabelos, não... Só mesmo quando penteio... Não sei bem o que fazer relativamente a isto.
    Já tomei suplementação mas não acho que tenha feito qualquer alteração.

    TODA a info que aqui disponibilizaste é excelente!
    Parabéns Ricardo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Rita pelas palavras. Nossa, agora fiquei encalacrado :D
      Quanto aos alisamentos, se não forem bem cuidados e com a devida manutenção, tendem a ficar estragados e, consequentemente, feios :S

      Quanto à queda, podes sempre pensar em utilizar um champô antiqueda ou até mesmo, em casos mais graves - se aplicável-, uma loção. Os comprimidos fazem efeito a partir do primeiro mês e deverão ser feitos num mínimo de três meses ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Os primeiros podem parecer complicados mas é super fixe de construir porque a tua criatividade vai mais além :D Eu adoro fazer :P
    Com produtos fica TOP :D

    Agora, felizmente, já não tenho queda. No entanto, o ano passado, quando me foi detetada a anorexia caía-me imenso cabelo. Quase não me podia pentear. O uso de champôs corretos é uma das melhores soluções!

    NEW OUTFIT POST | Emerald Green.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando existem variações bruscas no peso, o cabelo ressente-se normalmente. No meu caso, como tenho bastante cuidado com o meu cabelo, comecei logo desde cedo a prevenir esta situação pelo que não senti muita queda nem diferença no meu cabelo. Só um champô não chega para travar a queda. É necessário o aporte de nutrientes e é aqui que entram os suplementos alimentares que são uma preciosa ajuda para um cabelo nascer mais forte e saudável ;)

      Eliminar
  5. Adorei o post. Está super completo e foi muito enriquecedor.
    Um abraço.

    http://blogsimplethingsofmylife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ana ;)

      Podíamos estar aqui uma semana inteira a falar de cabelo e dos cuidados a ter com ele. É uma área que me fascina e a minha especialização também :D

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Boa, boa :D Muito obrigado esclarecimento :D

    NEW TIPS POST | Facial Contour: For all Kind of Faces, Tricks and Products to Use.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar