1 de outubro de 2016

Cuidados a ter com a barba #2

No seguimento da publicação sobre os cuidados a ter com a barba, para quem se barbeia frequentemente, venho-vos aqui falar dos cuidados a ter para quem tem uma barba comprida.


Muitas pessoas pensam que para ter uma barba comprida basta deixa-la crescer e já está. Mentira! Uma barba comprida requer cuidados específicos de forma a ter uma barba de aspeto saudável, limpo e em nada desleixado. Querem ajuda? Aqui seguem algumas dicas:

Limpar bem a barba: é importante lavar o rosto com cuidado, de preferência com um sabonete neutro, para remover todas as sujeiras que se prendem aos pelos ou que se acumulam na pele ao longo do dia. A barba acumula mais impurezas que o normal, por isso é preciso ter cuidado com a higiene, principalmente se se usar longos bigodes. Estes acabam por entrar em contacto com a comida e bebida durante o dia, por isso, guardam ainda mais sujidade, além de ficarem em contacto com a boca. Poderá aparecer também caspa. Neste caso, é bom cuidar da barba, usando um champô anticaspa.

Não deixar a barba crescer de forma desmesurada: é necessário cuidar do crescimento da barba com alguns retoques. A barba não é uniforme, por isso é preciso tomar cuidado para que ela não cresça de forma desregular. Nas laterais do rosto, por exemplo, os pelos costumam crescer muito mais rápido. O ideal é aparar constantemente com uma máquina elétrica ou com tesoura e pente.

Condicionador para uma barba macia: este passo é bastante importante para a aparência saudável da barba. Os pelos faciais costumam ser muito mais grossos que os do cabelo. Terão que ser tratados de forma a deixa-los com melhor aparência e mais macios. Assim, deverá ser implementado o uso de um condicionador após o banho e deixa-lo atuar durante alguns minutos. No entanto, deve ser evitado usar o condicionador todos os dias. Ele pode aumentar a oleosidade da pele, prejudicando alguns problemas como borbulhas e caspa.

Cuidado com as borbulhas: alguns homens começam a usar o visual barbeado para tapar as borbulhas, pensando que será a melhor opção. ERRADO! A barba costuma deixar a pele muito mais oleosa, por isso é preciso ter cuidado. Se existem muitas borbulhas, é bem provável que o número aumente quando se deixa a barba crescer. Neste caso, a limpeza da barba é bastante importante. Algo que terá também de ter algum cuidado é ao passar a lâmina pois, caso contrário, as borbulhas poderão ser feridas e infecionarem.

Usar um creme para barbear e nunca um sabonete: os sabonetes não deixam a lâmina deslizar facilmente e podem irritar ou até mesmo ferir a pele do rosto. O ideal é usar cremes para barbear com silicone. Este tipo de produto faz com que a lâmina deslize mais facilmente pelo rosto e elimine os pelos que não queremos deixar no rosto.

Escolher um desenho da barba: podem não ser muito fãs das barbas desenhadas mas é preciso definir onde ela começa e termina. Não deixem a barba simplesmente crescer com algumas aparadelas de vez em quando. Em alguns casos, precisam de pegar na lâmina e limpar algumas partes da barba, já que nem todos os homens podem usar este visual mais desleixado.

Não deixem o bigode a cair na boca: esta é uma das partes mais importantes na hora de cuidar da barba. Porquê? Porque tem contacto direto com a boca e acumula muita sujidade durante o dia. O ideal será mesmo não deixar que os pelos fiquem a cair sobre os lábios. Assim, utilizem uma tesoura ou uma máquina para aparar o bigode.

Gostaram destas dicas?
Já utilizam alguma delas?
Contem-me tudo!

Até lá, bons post's ;) 

2 comentários:

  1. Bem, conheço uma série de homens que deviam ler este post!

    ResponderEliminar
  2. Não sei x) Eu referenciei as marcas nas peças :P
    Obrigado, Ricardo!

    Tenho muito que dar a ler este post ao meu primo!

    NEW BLOGGER TIPS POST | Flatlays: 5 Tips For The Best Photos On Instagram.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar