20 de setembro de 2016

O quão previsíveis foram…

…os nomeados para os Blogs do Ano.

Numa loucura (e não entendo o porquê de o ter feito) enviei a minha candidatura aos Blogs do Ano. Certo que não iria chegar longe com isto, nem tampouco achava que ia ser um dos nomeados (o meu blogue ainda é muuuuuuito verde). Mas mesmo assim enviei a minha candidatura. Não tinha nada a perder, certo? Obviamente sabia que não ia ser nomeado nem escrevo este texto em tom de descontente ou ressabiado. Nada disso.


Claro está que, quando há uma iniciativa deste género, promovida pela empresa em questão, é de pensar que irá haver alguma (alguma?) manipulação. E os nomeados são prova disso. Blogues de figuras públicas e blogues já bem conhecidos do público português e da blogosfera em geral acabaram por ser os nomeados.

Quem se candidatou, sendo um autor “anónimo” à população portuguesa, sabia de antemão (sejamos sinceros, vá) que não iria ter muitas hipóteses. Basta olhar para os nomeados. A Maria Vaidosa, Inês Mocho, Leonor Poeiras, A Pipoca Mais Doce, Frederica, Style It Up, entre outros. Era certo e sabido que iam ser nomeados. Toda a gente estava à espera que o fossem e parecia mal se não o fossem. Alguns, confesso que acho que têm conteúdo minimamente interessante e acrescentam alguma coisa de bom à blogosfera. Outros são meramente frases saídas de uma equipa contratada pelo autor, cujo autor não escreve no blogue mas sim essa equipa, bem como a divulgação. É uma equipa de comunicação que lhes faz esse trabalho. E ainda bem que o fazem. É sinal que têm meios para o fazer.

Se são melhores que os blogues de autores anónimos? Sim e não. Há blogues que são equiparáveis. Outros (de autores anónimos) metem os blogues de muita figura pública num bolso. Arruma-os para canto. E não precisam de muito, sabem porquê? Porque há entrega, há dedicação, há muito trabalho por detrás, muitas horas a pensar, escrever e editar texto, editar imagens, agendar publicações, fazer a devida partilha nas redes sociais. Podem ser blogues “pequenos” porque não são escritos por figuras públicas mas são “grandes” pois são fruto de muito suor e dedicação dos autores.

Podemos não ter sido reconhecidos este ano, nesta iniciativa, mas o que interessa é que trabalhamos de coração e damos tudo o que podemos (e o que não podemos) para os nossos leitores e para mostrarmos aquilo que de melhor sabemos fazer. Comunicar! Transmitir ideias! Servir de inspiração, quem sabe, a alguém! Aconselhar alguém com os nossos pequenos desabafos do nosso dia-a-dia.

Continuemos a trabalhar e a dedicar-nos arduamente aos nossos blogues.

Até lá, bons post’s ;)




5 comentários:

  1. estes blogs agora de pessoas famosas, têm muita visibilidade. tanta que acho que o "publico geral" nem tem noção da quantidade de blogs de "anonimos" que há por aqui, com qualidade e conteúdo. é um concurso promovido pela media capital, e eles estão a apostar muito nas suas caras famosas criarem blogs, vlogs, canais do youtube whatever. isto é uma forma de divulgar ainda mais essas pessoas. acredito que seja puramente manipulação.

    beijinho
    the-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Até arrisco em dizer quem vai ganhar...
    Nada disto me admira nem surpreende. Aliás, como já disse a uma blogger amiga, a experiência de muitos anos de blogosfera, dos quais 12 como autor de blogue, levam-me a não dar o mínimo de crédito a algumas destas iniciativas.
    Bons post's!
    Continuarei a passar por aqui ;)
    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  3. Disseram-me para enviar mas tal como tu considero o meu blogue muito verde e por isso não valeria a pena porque para mim e para os meus leitores, o meu blogue tem o minimo de conteúdo interessante que os faz voltar e isso já é um enorme prémio para mim!

    ResponderEliminar
  4. Eu não participei
    Mas o do meu irmão foi nomeado, na categoria de politica.
    Não morro por causa disso, e espero que ele ganhe claro ahah
    XD

    Beijinhos,
    www.wordsofsophie.com

    ResponderEliminar