7 de junho de 2016

Entendam uma coisa, por favor!


Uma gripe é provocada por um vírus. Um antibiótico, tal como o nome indica, é um medicamento que irá ter uma acção anti-bacteriana.

Logo, se o antibiótico erradica bactérias e não vírus, porque é que as pessoas ainda pensam que "ah e tal estou com gripe, quero antibiótico que estou muito mal"?

Meus amigos, se estão mal para tomar antibiótico (ou para pensarem que estão), também estão mal para irem ao médico das urgências ou SASU ou Centro de Saúde para irem a uma consulta e receber o diagnóstico mais concreto do que têm.

Para quê entupir o vosso organismo com antibióticos? Têm ideia da quantidade de resistências a antibióticos que estão a surgir? Superbactérias? Querem entupir DESNECESSARIAMENTE o vosso organismo com antibióticos para, caso alguma dia necessitem de um tratamento anti-bacteriano "potente", o vosso corpo não responder e a infecção não passar?!

Reflictamos um pouco neste assunto, por favor! É uma questão de saúde pública.

PS - esta é a minha opinião e posição enquanto profissional de saúde. Certamente não é a primeira vez que vocês lêem algo do género e garanto-vos que não vai ser a última...

3 comentários:

  1. Tem piada, acabei de aprender isso hoje na aula de Biologia! É uma pena que as pessoas não entendam a diferença entre virus e bactéria, qualquer dia vai lhes sair caro...
    www.roxiecoelho.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma questão de saúde pública. Não é que não haja informação suficiente. Por vezes, não há formação. Por mais que uma pessoas explique, parece que as pessoas não entendem então vão ao médico ou pedem ao médico amigo/familiar e lá vem prescrito um antibiótico "só para lhes fazer a vontade"... Enfim

      Eliminar
  2. Ora aqui está um tema que me assusta de forma premente; a emergente resistência das bactérias aos antibióticos. Não estou muito dentro dos assuntos de saúdes afins, mas parece-me lógica que todos possamos compreender o funcionamento daquilo que impingimos para o nosso organismo deliberadamente, principalmente sem o aconselhamento e recomendação médica.

    Acabei de vir parar a este cantinho da blogosfera por obra do acaso, e acho que me vou deixar demorar um pouco mais, se não te importares :)

    The Silver Memoir |
    Send it Forward - International Project




    ResponderEliminar