28 de abril de 2016

Fui só ali a Trondheim e já voltei!

Olá pessoal! Nesta recta final do mês de Abril, aproveitei o feriado e fui passear um bocado. Mais umas mini-férias e mais uma viagem! Desta vez, o destino foi Trondheim (Noruega). Com o objectivo de ir visitar uma amiga minha que emigrou, fui visitar o que de bom esta cidade tem. A parte mais aborrecida foi mesmo os três voos que tive de fazer em cada direcção. Mais para o final da viagem fiquei a saber que havia uma forma "mais prática" de fazer a viagem que envolvia apenas dois voos mas lá está - só depois de uma pessoa ter tudo marcado é que fica a conhecer novas formas de fazer o mesmo.


Antes de falar de Trondheim propriamente dita, deixem-me contar-vos umas quantas coisas sobre a minha viagem para lá. No dia anterior às minhas férias, depois do almoço, o meu nariz começou a ficar obstruído (coisa que ainda está) e comecei a ficar com dores de cabeça que ficaram mais fortes à medida que o dia ia passando. Comecei a sentir moleza e a cabeça pesada e eu, já tendo passado por isso, suspeitava do que estava para vir - uma gripe!!! Meu dito, meu feito! Depois de ter chegado a casa e feito a mala, jantado e deitado para descansar um pouco (o meu primeiro voo era às 5h30 pelo que só dormi umas duas, três horas) no dia da viagem estava com febre! Sim, meus amigos, eu tinha 38 graus... Não era uma temperatura muito elevada mas imaginam a minha cara quando me deparei com o termómetro a dar este valor. Ninguém merece! Mesmo assim, decidi arriscar e tomei um Ben-u-ron. O meu primeiro voo era do Porto para Lisboa e aí mediria novamente a temperatura. Se ainda estivesse elevada, trataria de apanhar o avião ou o comboio e vir novamente para o Porto, com grande pena minha.

Felizmente, ao fim do meu primeiro voo, em Lisboa, a temperatura já estava a baixar e decidi continuar a minha viagem. Segundo voo: Lisboa para Oslo. Como tinha a duração de quatro horas, decidi dormir um bocado e colocar o sono em dia e recuperar um pouco. Digamos que não tomei muita atenção ao que se passava no avião pois mal descolámos, o Ricardo aqui dormiu :D

Chegado a Oslo, tomei um terceiro voo com destino a Trondheim e, ao fim de uma hora, eis que cheguei ao meu destinoooo!!!! Wo-hoooooo! Tratei de apanhar o autocarro para o centro, onde a minha amiga me esperava e toca a meter a conversa em dia, matar saudades e deixar a mala em casa dela e rumar para o centro da cidade para começar a conhecer!


Trondheim não é uma cidade muito grande. Em dois, três dias consegue-se ver facilmente tudo o que há para ver. No primeiro dia, dia da viagem, só fui mesmo jantar, conversar e beber uma cerveja a um dos bares que lá existem perto do fiorde. Estava no bar, ao que olho cá para fora e o que é que está a acontecer? A nevar! *.* Um espectáculo lindo de se ver! Algo que estranhei foi o facto de serem 21 horas e ainda estar de dia xD Outra coisa que me deixou praticamente sem fala foi o preço de uma cerveja no bar - 8 euros!!! Oito?! F***-S*! Mas vá, um dia não são dias...

Segundo dia: acordei cheio de entusiasmo para conhecer a cidade. Aproveitei para tirar bastantes fotografias. É uma cidade engraçada, bastante acolhedora, com umas paisagens incríveis e bastante bonitas. De manhã fui à Catedral de Nidaros, a mais importante da Noruega, passei pelo seu cemitério, fui à praça central do Rei Olav, andei a passear pela costa, tirei umas quantas fotografias nas pontes icónicas da cidade e ao final da tarde - começou a nevar novamente! :D Eu, sendo do Porto, não apanho neve aqui (como devem saber) pelo que parecia uma criança pequena todo entusiasmado a passear pela neve xD Algo que, agora com mais calma, penso que iria começar a detestar e a não achar piada caso estivesse lá duas semanas e estivesse sempre a nevar! Uma pessoa nunca está contente... :)





Catedral de Nidaros




Terceiro dia: aparenta estar um lindo dia. Depois de ir à torre de rádio e de ter almoçado no restaurante lá presente que está inserido numa plataforma giratória, ou seja, uma pessoa está a almoçar e o chão move-se de forma a termos uma vista panorâmica sobre toda a cidade, começa a nevar novamente. Querendo ir ao Jardim Botânico (que, depois pensei, estando a nevar, de botânico não haveria nada) lá fui eu todo cheio de coragem debaixo da neve visitar o Jardim. Tinha razão: estava tudo cheio de neve e as plantas estavam queimadas na sua maioria, Espero que na Primavera e Verão alguém me envie umas fotos do jardim para ter uma outra ideia do mesmo :D


Quarto dia foi dia de ir ás compras e de visitar a muralha. Esta encontra-se em cima de uma montanha (como seria de esperar) e foi uma caminhada e tanto até lá cima. Mas tem uma vista impressionante sobre a cidade e ainda bem que nesse dia não nevou e estava um lindo dia de sol. Obrigado S. Pedro ;)





Último dia: foi dia de arrumar a mala e partir em direcção ao Porto. Posso dizer-vos que as viagens não são nada agradáveis e nada boas para a cabeça e para os ouvidos. Mas, no final disto tudo, valeu a pena. Valeu ver uma amiga minha e matar saudades. Valeu conhecer um novo país. Valeu conhecer uma nova cidade, com um ambiente bastante acolhedor.

Estando este mês a acabar, não podia deixar de vos relembrar (principalmente àqueles que ainda não o fizeram) que está disponível a edição de Abril da revista Blogazine, onde poderão ler sobre as mais variadas temáticas. Poderão ainda seguir a mesma no Instagram em @blogazine_

Quanto a vocês, meus caros, posso adiantar-vos que Maio vai ser um mês positivo para o blogue e para vocês. E mais não digo... ;)

4 comentários:

  1. Adorei ler o texto :) :) que bom que correu tudo minimamente bem :) beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente, melhorei e continuo a melhorar. Este ano não sei o que se passa mas o meu sistema imunitário está muito em baixo... :S

      Eliminar
  2. Ai, que vontade de conhecer a Noruega agora (mas sem febre) ahahahah!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Trondheim é uma cidade bonita. Dizem que é mais bonita que Oslo mas para isso terei que ir lá comprovar. Quem sabe um dia não volt à Noruega (sem febre, sem nariz entupido, sem dores de cabeça) :D

      Eliminar