24 de janeiro de 2016

"Faz desconto?"

O texto que vos escrevo hoje não reflecte qualquer situação específica que me aconteceu mas é apenas um conselho e um "abrir de olhos" que, se fosse no meu caso, iria gostar de o receber (se bem que este assunto já foi mais que debatido e falado mas, pelos vistos, as pessoas continuam a ser enganadas e nem se dão conta...).

Estou a falar das campanhas promocionais que vemos, todos os dias, as lojas das mais diversas áreas a oferecerem às pessoas. Como a loja A faz X% de desconto, as pessoas ficam todas contentes (não fazem as contas a ver se realmente pouparam algum dinheiro) e depois sentem-se na obrigação e consciência moral de pedir descontos a torto e a direito em todo o lado que entram - até no café.


Uma pessoa está no café e vê entrar uma outra que pede um café e uma água das pedras e, no final, quando pede a conta, só se ouve o seguinte: "Faz desconto? É que o café onde eu costumo ir faz-me sempre uma atençãozinha...". O mais estúpido não foi o pedir desconto porque, a todo o lado que uma pessoa vá, encontra SEMPRE pessoas que fazem esta pergunta. O mais estúpido - e mesmo ridículo - é quando os outros clientes, ao ouvirem aquilo, começam a rir-se. Desculpem se acham que eu valorizo faltas de educação ou outras coisas que tais (muito pelo contrário) mas eu explico-vos: esta coisa dos descontos é uma praga. Para além de, na MAIOR parte dos casos (sim, na maior!!) as pessoas não pouparem um cêntimo. Mais, há situações que uma pessoa compra algo com uma percentagem jeitosa de desconto e no final das contas pagou mais do que se fosse à loja ao lado e não tivesse desconto algum (*facepalm*).

Cada loja é livre de estabelecer a sua margem de lucro e cada uma tem a sua estratégia de marketing. Todas têm e não vejo nada contra isso. Mesmo! O que mais me "incomoda" e me surpreende é as pessoas não fazerem uma simples conta de cabeça e perceber se realmente vou poupar ou não. Eu prefiro ir a uma loja onde pago 10€ por alguma coisa sem qualquer desconto associado do que comprar a mesma coisa numa outra loja onde me fazem 40% e no final pago 11€. Mas poupei alguma coisa? As pessoas ficam felizes por, e desculpem-me a expressão, "serem comidas por lorpa"?

Meus amigos, antes de comprarem alguma coisa durante estas campanhas promocionais (que muitas das vezes são publicidade enganosa) façam contas e vejam qual o valor final que vão pagar. Vão ver que, em muitos casos, é uma estratégia para levar a um maior consumo e, no final, não poupamos um cêntimo.

Fica apenas um conselho de amigo :)

Não se esqueçam de seguir o blogue

:)


2 comentários:

  1. A minha avó é perita em pedir um descontinho em quase todo o lado XD às vezes só queria um buraco para me esconder, mas aos 81 anos já se lhe perdoa tudo ;)
    Isso das promoções é mesmo preciso ter os olhos bem abertos, eu costumo aproveitar descontos de 50% imediato na comida de gato porque sei que sem desconto fica à volta dos 19 euros e se pelo mesmo valor trouxer 2 embalagens saio a ganhar XD e para quem tem 3 gatos é de aproveitar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, de facto é preciso ter cuidado e estar de olhos bem abertos. Na minha profissão, é muito natural encontrar campanhas promocionais deste género mas as pessoas não fazem as contas. Compram por impulso e depois aproveitam todos os momentos para se vangloriarem dessas conquistas que muitas vezes saem inglórias ;)

      Eliminar