Sabes utilizar?

Diariamente, deparo-me com pessoas no meu local de trabalho que procuram o aconselhamento de um Farmacêutico em diversas áreas mas esta é uma que cada vez mais está a ter procura, que é na aplicação de produtos dermocosméticos e quais os melhores em cada situação.


Primeiro que tudo, tenho de ter em atenção as necessidades da pessoa que está à minha frente, ou seja, o que a levou à Farmácia, o que a motivou para ir à procura de aconselhamento. Depois, com um conjunto de perguntas (no menor número possível), tentar dar uma opção à pessoa, por forma a solucionar-lhe o problema.


No entanto, já aconteceu durante estas conversas, aperceber-me que a pessoa à minha frente aplicava mal os produtos que utilizava. Consequentemente, a pele foi agredida e desenvolveu reações alérgicas ou intolerâncias, o que provocou uma má saúde na pele da pessoa, levando a uma imagem não muito saudável. Tudo porque as pessoas não sabiam como colocar os seus cuidados de beleza, ou por falta de informação ou por transmissão de informação errada!


Seguidamente, dou-vos alguns exemplos de erros:

"Uso gel de limpeza e água micelar e depois aplico tónico."
Não há necessidade de colocar água micelar neste caso em particular. Ou uma pessoa usa gel de limpeza e tónico ou usa água micelar apenas. Não vejo motivo para colocar produtos com ações sobrepostas.

"Vi num blogue que há um produto muito bom para secar borbulhas de um dia para o outro. Quero uma embalagem igual."
Neste caso, estamos a falar numa pessoa que apenas tinha a pele oleosa e não tinha borbulhas visíveis (não havia acne inflamatório, apenas excesso de brilho) logo, não vejo o porquê de se utilizar algo agressivo para a pele, com perigo de a sensibilizar e de a secar, desnecessariamente. Repito, desnecessariamente!!!

"Ai mas a blogger até deu ao irmão para utilizar nas espinhas."
Se fez isso, então tornou-se dermatologista por artes mágicas. Lá por a blogger ter dado ao irmão não quer dizer que a pessoa à nossa frente também tenha necessidade de o usar. (Pessoal, cada caso é um caso. Lá por uma pessoa ter utilizado um produto que no caso dela resultou, não quer dizer que no nosso vá ter os mesmos resultados. Às vezes, ainda estraga mais do que resolve.)

Estas não me chegaram às mãos mas fiquei assustado a olhar para a pessoa que me contou:

"Fervo o meu leite de limpeza antes de o aplicar."
Sem comentários!!! (nem quero imaginar no estado em que a pele ficou)

"Utilizo toalhitas desmaquilhantes que retiram a minha maquilhagem à prova de água. Reparei que desde que as comecei a utilizar, comecei a sentir a pele vermelha, com ardor, e começaram a aparecer umas borbulhas. Mas continuo a usar porque retiram a minha maquilhagem."
Ora bem, ainda bem que retira a maquilhagem à prova de água: é sinal que o produto realmente tem o efeito que reivindica. Agora a questão aqui é a seguinte: se a pele fica vermelha e com ardor, é porque as toalhitas estão a agredir e a sensibilizar a pele - algo que deveria ser o suficiente para parar imediatamente o uso. Pior ainda é quando começaram a surgir algumas borbulhas depois de as ter começado a utilizar. Isto aqui chama-se intolerância ao produto em questão que já está a evoluir para uma reação alérgica. Nesta situação, a recomendação obrigatória é parar imediatamente o uso das toalhitas. Volto a dizer, parar imediatamente!!!! Algo que esta pessoa não fez, porque a prioridade era a maquilhagem à prova de água ser removida!

E mais casos me surgiram mas quis apenas dar-vos alguns exemplos do que não devem fazer. Com tudo isto, queria apenas dizer para procurarem aconselhamento nestas situações. Procurem um dermatologista ou, se não quiserem, profissionais devidamente qualificados, com formação devida e que vos saibam aconselhar. Acreditem que, desta forma, irão evitar bastantes problemas no futuro e vão fazer com que a vossa pele fique mais saudável e não envelheça tão rapidamente.


Sejam responsáveis. Olhem pela vossa saúde ;)

2 comentários:

  1. Eu vou sempre ao dermatologista sou demasiado sensível para arriscar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário :)

      Sem dúvida que no caso de uma pele sensível o melhor será ir ao dermatologista para fazer uma avaliação/diagnóstico mais correctos. Em outros casos tipo acne retencional ou uma hidratação "básica", na farmácia consegue-se encontrar muitas respostas e solucionar, desta forma, o problema. A questão prende-se mais com coisas que as pessoas lêem na Internet, devido a alguns "opinion leaders" que, ou não têm formação e induzem em erro a aplicação de determinados produtos ou, usam os produtos correctos no caso deles mas que no caso do leitor não são os mais apropriados, o que leva depois a hipersensibilidade da pele e/ou reacções alérgicas. ;)

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.