28 de setembro de 2015

A dieta do chá verde

Aqui há dias estava a ver as notícias e deparei-me com uma que prendeu a minha atenção: uma rapariga adolescente tinha sido hospitalizada com uma hepatite devido à tão famosa (assim como muitas outras dietas) dieta do chá verde. Segundo esta teoria, ao ingerirmos chá verde diariamente, iremos emagrecer e desintoxicar o nosso organismo.


Quanto à dieta propriamente dita, é certo que se ingerirmos moderadamente chá verde (reparem que eu disse moderadamente), por exemplo, uma chávena por dia, como complemento de uma dieta alimentar bastante completa e variada (mais à frente irão perceber porque é que estou a dizer como complemento), irá trazer alguns benefícios, nomeadamente, o seu efeito diurético (assim como todos os outros chás). Quanto ao poder antioxidante, não é bem assim: acreditem que é mito!

O problema no caso desta adolescente foi que ela interpretou a dieta do chá verde como (imaginem só) ingerir apenas chá verde durante o dia, ou seja, ela não comia nem bebia. A única coisa que ingeria durante o dia era três chávenas de chá verde.

Ora, mesmo para quem não é da área, entenderá que isto é, no mínimo, estúpido!

Então o que é que aconteceu? A rapariga começou a sofrer com dores e mal-estar geral e foi ao hospital com suspeita de uma infeção urinária. Após ter sido medicada com antibióticos e enviada para casa, passado algum tempo, foi novamente para o hospital, desta vez com sintomas mais fortes que os que a levaram ao hospital da primeira vez e apresentava uma coloração amarelada. Os médicos, após alguns exames, concluíram que o fígado dela estava intoxicado, o que tinha resultado no desenvolvimento de uma Hepatite (pele com cor amarelada desconfiem sempre que alguma coisa está mal com o vosso fígado). Intoxicado com uma substância que se encontra no chá verde que é a catequina que, em altas concentrações, é tóxica para o nosso organismo.

Tudo bem que as pessoas queiram fazer dietas e emagrecer: eu acho bem, pois este ano também adotei uma estilo de vida mais saudável, com a prática de exercício físico e uma dieta equilibrada e regrada. A questão é que as pessoas lêem muita coisa na internet e nas revistas e, como vêm resultados nas pessoas que relatam isso, pensam que com elas vai ser igual.

Meus amigos e minhas amigas, cada pessoa é um caso e cada pessoa reage de forma própria a cada tipo de dieta. Sempre que quiserem iniciar uma dieta, procurem um/a Nutricionista (eu por acaso conheço algumas que são excelentes profissionais) que vos poderá aconselhar e orientar, dar algumas dicas de como iniciar a vossa dieta e acompanhar-vos nessa vossa demanda. Protejam e pensem na vossa saúde pois é o mais importante. Fazendo dieta com o acompanhamento de um profissional vão ver que os resultados vão surgir muito mais rapidamente e vão sentir-se melhores com vocês próprios.

Pensem nisso ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário